Continuam a ser denunciadas muitas situações que não são contempladas nas opções de denúncias, ocupando em demasia o tempo dos Operadores de Jogo com denúncias erradas, injustificadas ou até mesmo sem conteúdo.
O sistema de denúncias disponível na vista das ilhas
NÃO tem como objectivo:
- denunciar mensagens insultuosas ou com uma linguagem imprópria (deverão utilizar o botão
na vista da Diplomacia);
- denunciar situações de incumprimento de trocas comerciais ou pushing;
- denunciar ataques que não sejam bashing (ex.: "o jogador x atacou-me sem eu ter feito nada", "ele está sempre a atacar-me e não consigo desenvolver a minha cidade");
- denunciar que um jogador não está a doar para as minas ou serraria (as regras não contemplam a obrigação de o fazer);
- denunciar inactividade ou modo de férias prolongado de um jogador (inactividade não está contemplada como uma irregularidade nas regras de jogo);
- tirar dúvidas sobre o jogo ou outro assunto (não obterá resposta);
- comunicar com um membro da equipe (não obterá resposta);
Quando carregam no botão de denúncia

, aparecerá a seguinte imagem:
Para efectuar uma denúncia deverão ter em atenção que vos são apresentadas várias opções e, logo, deverão escolher a que melhor se adapta à situação. Deverão também descrever o problema da forma mais completa e clara possível. Indicar apenas, por exemplo, que o jogador está a usar um erro no jogo em benefício próprio não dará seguimento a nenhuma investigação. Apenas serão tomadas em conta denúncias justificadas e que se enquadrem nas opções apresentadas.
Assim sendo,
- a opção "o nome do jogador ou cidade do mesmo é ofensivo" serve para denunciar nomes insultuosos (vulgos "palavrões") que estejam incluídos nas situações descritas;
- a opção "não cumprimento da regra de bashing" serve unicamente para quando o denunciante está a ser vítima de mais de 6 ataques a uma das suas cidades num período de 24 horas (para mais informações: Guia: Bashing - o que é e como reportá-lo?);
- na opção "utilizou um bug (erro do jogo) para benefício próprio" deverá descrever claramente que bug foi utilizado e enviar, se necessário, um printscreen ilustatrativo da situação;
- na opção "outras razões" poderá denunciar situações que se considerem pertinentes (ex.: multi-conta) e que não seja nenhuma das supramencionadas. Neste caso, uma denuncia sem qualquer tipo de descrição dará origem ao bloqueio do denunciante.
ATENÇÃO: diariamente recebemos inúmeras denúncias em que a verdadeira intenção do jogador era enviar uma mensagem a outro jogador. Na vista da ilha, tem ao lado do nome do jogador 2 botões. Para enviar mensagem deverão utilizar o botão
e para denunciar deverão carregar no botão
NOTA: Relembra-se aos jogadores que o abuso do Sistema de Denúncias poderá resultar no bloqueio da conta do denunciante. Considera-se abuso quando o jogador insiste na denuncia de situações supramencionadas ou na repetição de denúncias já efectuadas. Os operadores de jogo NÃO são obrigados a responder a nenhuma denúncia.